Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy Review

Posted by Bill On quinta-feira, 24 de março de 2011 0 comentários


Duodecim apesar de receber algumas modificações de seu antecessor não obteve muito progresso na sua forma de jogar. Foram adicionados novos personagens, uma nova estrutura de jogo baseado no modo single player, com direito a um world map onde você pode movimentar seu personagem livremente para fazer suas missões e também há a possibilidade de criação de campeonatos para compartilhar com outros jogadores. Também foram apresentados novos cenários cheios de cores vibrantes onde você pode interagir com eles como no primeiro jogo. Algumas coisas podem te atrapalhar na sua jogatina como a câmera ruim e alguns ataques atravessarem as paredes e te acertam.
A história não é seu ponto forte, é basicamente a mesma do primeiro Dissidia com a guerra de Cosmos (deusa da harmonia) e Caos (deus da discórdia) e os manequins pra complementar e atrapalhar no modo single player. No episódio 012 você irá controlar seis novos personagens: Lightning (FFXIII), Vaan (FFXII), Laguna (FFVIII), Yuna (FFX), Kain (FFIV) e Tifa (FFVII), depois de terminar o jogo você poderá jogar o primeiro Dissidia novamente, com direito ao world map. A narrativa é confusa e possui muitas conversas superficiais.

O World Map é bonito, mas não acrescenta muito no jogo

World Map
Se você viu a imagem a cima e disse: "Uau, que legal esse sistema de mundo aberto, bem melhor que o tabuleiro do Dissidia!" talvez você irá se decepcionar um pouco. Primeiro porque o modo de tabuleiro do primeiro jogo continua, no world map você vai encontrar portais que te levam pra fazer as quests do jogo ao estilo do primeiro Dissidia. O mapa é muito bonito, possui cenários diversificados como desertos e florestas com neve, mas não acrescenta muito no jogo, na verdade ele é bom para aproveitar a maravilhosa trilha sonora do jogo! Além dos portais você encontra alguns aliados que vão te ajudar como assist character nos desafios, manequins que guardam baús e algumas esferas brilhantes que podem ser atacadas, quebrando quatro dessas, o personagens recebe chain skills que podem ser usadas nas batalhas para ganhar mais KP.

Crie uma party dos sonhos e acabe com seu inimigos
Party Battles
Como o próprio nome já diz, nas party battles você não irá controlar apenas um personagem, mas vai estar no comando de um grupo deles. As batalhas podem ser disputadas em formato round-robin onde é controlado um personagem diferente em cada rodada ou no modo de torneio onde o mesmo personagem vai batalhando até ser derrotado e depois trocado por um próximo. 
O sistema de Party Battles foi uma ótima adição ao jogo que oferece diversidade nas batalhas e poder evoluir personagens de um modo menos estressante do que no título anterior.

Lightning não summona Odin, mas pode usar suas lâminas para atacar

Battle System
As lutas acontecem em grandes campos de batalhas que o personagem pode interagir com eles andando nas paredes e deslizando em trilhos. Ataques realizados quando seu char estiver no chão vão ser diferentes dos ataques feitos no ar, e além disso existem dois tipos de ataques: Bravery e HP. Os ataques Bravery são realizados com o botão círculo do PSP e eles aumentam os seus pontos de bravura enquanto diminui os pontos do seu inimigo, quanto maior for a sua pontuação, mais dano irá causar no inimigo quando for usado o ataque de HP com o botão quadrado e aí sim dar um fim a luta.
Temos duas novidades no sistema de batalha, uma é a adição de Assist Characters que entram na partida para atacar o inimigo e sair logo em seguida, é uma ótima distração e pode causar um bom dano ao adversário. Embaixo da sua barra de HP existe outra barra, essa é a Assist Bar que usando Bravery Attacks ela irá encher, a outra novidade é o EX Revenge que é ativado quando for executado um EX Mode durante um ataque, essa habilidade vai deixar o tempo do jogo lento e o cénario acinzentado, dando a possibilidade de atacar seu oponente livremente durante um tempo limitado.

Prishe (FFXI) e Gilgamesh (FFV) também estão presentes no jogo

Novos Personagens e Moogle
Os personagens novos trazem para Duodecim uma experiência nova já que cada um tem uma mecânica diferente para jogar. Lightning possui como em Final Fantasy XIII os seus três roles principais: Commando (ataques físicos), Ravager (ataques mágicos) e Medic (Cura, que em duodecim é usado para recuperar bravery points). Laguna utiliza de suas armas de fogo para atacar de longa distância, Tifa ataca seus adversários com seus punhos, Yuna consegue invocar os Aeons para ajudá-la em combate, Vaan tem um verdadeiro arsenal para atacar os oponentes como lança, espada, crossbow, machado e outras, Kain utiliza sua lança e o gameplay é parecido com o de Cecil. Durante o modo história, o jogo irá te retribuir com vários itens e gil para comprar mais acessórios. Outra novidade são os KP (Kupo Points) que podem ser trocados com os Moogles que estão no world map por equipamentos e skills. Você também irá ganhar PP para habilitar os personagens do primeiro Dissidia e roupas alternativas para todos os lutadores.

EX Revenge sendo usado na batalha

Multiplayer e Criação
O Multiplayer de Dissidia 012 é maravilhoso, cada jogador pode lutar de diferentes formas graças a variabilidade que o jogo oferece. É possível também criar torneios com até dez jogadores disputando batalhas one-on-one, dois de cada vez, enquanto os outros poder ficar assistindo ao duelo. A inteligência artificial do jogo pode copiar o modo como um jogador que você enfrentou online joga para que você possa praticar e ter sua revanche depois!
O modo de criação de Duodecim é outra adição ao jogo onde é possível criar seus próprios campeonatos com as músicas, cenários, diálogos entre outras coisas a sua escolha. Sim, diálogos! Para escrever as falas dos personagens no PSP não é difícil de se fazer, mas é algo que leva tempo. É uma pena que esse modo não tenha conectividade online, mas de qualquer forma será possível compartilhar com seus amigos.

Use o EX attack para causar um bom dano ao seu oponente!

Considerações Finais
Boa parte do jogo vem de seu antecessor, o que não é ruim, já que o primeiro título pode ser considerado sem dúvidas um dos melhores jogos do PSP, as alteraçãos feitas e os novos personagens só irá fazer com que o jogar fique ainda mais grudado na tela do portátil. Com a possibilidade de criar batalhas em equipes com o time que você sempre quis, evoluir ao máximo seu personagem favorito, pegar mais acessórios para deixar seu os lutadores mais forte com certeza vai fazer o contador de horas subir em Duodecim! Se o modo campanha irá levar de 15 a 20 horas para ser completado, pode ter certeza que as batalhas realizadas por diversão e o episódio 013 liberado após finalizar a trama principal irão te levar a mais de 100 horas de jogo fácil! A história pode ser fraca, mas quem se importa? O que queremos mesmo é juntar personagens clássicos da série Final Fantasy e fazer combates épicos!


  • História: 4,0
  • Gameplay: 9,0
  • Dificuldade: 8,0
  • Replay: 7,0
  • Gráficos: 10,0
  • Trilha Sonora: 10,0
Nota Final: 8,0


0 comentários:

Postar um comentário