KILLZONE 3 REVIEW

Posted by Pedro Augusto On terça-feira, 15 de março de 2011 4 comentários

UM FPS QUE ORGULHA UM DONO DE PS3
Killzone 2 levou cerca de 6 anos para ser feito. E3 após E3 apareciam trailers em CG's cada vez mais bonitas e quando finalmente chegou o dia do lançamento, muitos ficaram um pouco decepcionados ao ver que as cenas em CG não eram o gameplay, mas depois de jogar, ninguém mais questionou o realismo de estar em uma zona de guerra que a Guerrilla Games conseguiu transmitir aos jogadores. Posso afirmar que quando finalizei Killzone 2, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: "Putz, será que vai ter Killzone 3?"

Durante a E3 2010, logo no início, aparece no palco ninguém menos que Herman Hulst, anunciando a novidade que muitos queriam ouvir: Killzone 3 estava por vir. Após o anuncio, um telão desce e Herman pede a todos para colocarem seus óculos 3D para ver o trailer do game.

Após o trailer, Herman volta e já anuncia que Killzone 3 teria suporte ao 3D estereoscópico e teria suporte ao PlayStation Move e confirma a data de lançamento do game: 22 de fevereiro de 2011.

SINGLE PLAYER CAMPAIGN
A história de Killzone 3 começa imediatamente após o termino de Killzone 2, com o Sargento Sevchenko e Rico saindo do palácio de Visari e com os ISA tentando sair do planeta Helghan, porém, o caminho para voltar a Vetka, seu planeta natal, não é nada fácil. Os Helghasts estão fazendo de tudo para desertarem os ISA, junto disso, vários políticos de Helghan estão reunidos para decidirem quem será o sucessor de Visari.

Logo nos primeiros minutos jogando, você percebe que a mecânica do jogo foi bastante aperfeiçoada, suavizando os movimentos, deixando-os um pouco mais leves que em Killzone 2, em que a mesma foi muito criticada pois como era muito pesada, demorava demais para virar com o analógico direito. A Guerrilla Games conseguiu deixar os movimentos leves e muito realistas, deixando o analógico mais sensível ao toque.

Quanto aos gráficos, Killzone 3 utilizou o mesmo motor gráfico de Killzone 2, porém, é notável a melhora que a Guerrilla Games fez no jogo.

Algo que incomodou muita gente que jogou Killzone 2, foi a falta de variação de cores no cenário, cores mortas deixavam o ambiente monótono, porém, a Guerrilla Games deu uma variada nos cenários para evitar que este tipo de reação ocorra aos jogadores, colocando espaços mais variados como neve, terra e até uma floresta.

Uma inovação que agradou a muitos foi o das execuções, usadas ao correr em direção ao inimigo e apertar o botão R3, em Killzone 2, apenas era possível bater com a arma. Em Killzone 3, os estilos de execução variam bastante, facadas no pescoço, dedos nos olhos, quebrar o pescoço, bater com a cabeça do inimigo no cenário e vai variando.

As Armas continuam as mesmas de Killzone 2, os ISA fazem o uso da M82 Assault Riffle e os Helghast geralmente usam StA 11 Submachine Gun. Algumas armas novas foram introduzidas. Mas uma novidade em Killzone 3 que foi muito bem vinda, foi o fato de que se você ficar cansado de usar as armas "fixas" você pode simplesmente tira-las do suporte e usa-las como se fosse uma arma normal.

Sim, pode ficar tranquilo, os palavrões (marco da serie) continuam presentes durante vários momentos do jogo. Palavrões que rimam com "Baralho" e "zorra" foram os mais usados.

O jogo consegue mostrar como é a tensão de estar em um exército praticamente derrotado e que mesmo nesta situação, fazem de tudo para manterem a ordem, evitar o caos de seus próprios soldados e tentar vencer a guerra custe o que custar.

MULTIPLAYER CAMPAIGN

Quase todos que compraram killzone 2 jogaram o multiplayer pelo menos uma vez e puderam ver como é um multiplayer diferente. O estilo lembra muito uma zona de guerra. Fique tranquilo, é perfeitamente normal ficar perdido na enxurrada de balas que atravessam o cenário. Mas vou logo avisando, para os amantes de Call of Duty (foi o meu caso), pode ocorrer um estranhamento no início, pois a quantidade de tiros necessários para matar o outro jogador, é bem maior que o necessário em Black Ops ou Modern Warfare.

Os modos de jogo são bastante variados, como Guerrilla Warfare, que é o típico "Team Deathmatch" e Operations em que um time tem que realizar a missão designada em 3 fases enquanto o outro tenta atrapalhar no êxito. No total, são dez tipos de jogo online com suporte de 2 a 24 jogadores.

3D ESTEREOSCÓPICO

O 3D estereoscópico está presente em Killzone 3, muitos dizem que este foi o game que mais ousou na ultilização do 3D, porém, não há reclamações. o 3D foi usado de forma excelente.

DUBLAGEM EM PORTUGÊS

Este novo capítulo de Killzone contou com algo antes inédito no PS3, a dublagem em português do Brasil, com direito a palavrões e tudo mais. As vozes de alguns personagens como Rico ficaram parecendo um pouco forçadas, porém vozes como a de Sevchenko, caíram perfeitamente no personagem.
Em alguns momentos do jogo, parece que tudo foi simplesmente traduzido, pois frases como "Destino do objetivo" aparecem na tela.
A dublagem poderia ter sido melhor? Sim, porém, não podemos exigir muito sendo que esta foi a primeira vez deles dublando um game para o português daqui.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste novo game, Killzone 3 mostra um FPS com qualidade de primeira que orgulha qualquer dono de um PS3

NOTA FINAL: 9,5

4 comentários:

Jean Tondello disse...

ótimo review sobre o Killzone 3, sem duvidas o jogo está perfeito, e também muito bom. Nota final 9.5 é a ideal para esse jogo. :)

Bill disse...

Valeu ae Jean!! ;]

Anônimo disse...

Cara muito bom mesmo esse review, zerei esse jogo domingo, muito bom.

LuCaSCV disse...

Que isso em Peter achei seu twitter no twitter da d&t playstation haha poxa bem legal o review e o blog aqui se quiser ajuda to ae =P

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